💾 Archived View for tilde.pink › ~imbrica › pt › txt › gemini.gmi captured on 2022-04-28 at 17:50:02. Gemini links have been rewritten to link to archived content
⬅️ Previous capture (2021-12-03)
-=-=-=-=-=-=-
Se você está lendo isso é porque já aprendeu como acessar páginas Gemini.
Mas qual é a importância de um novo protocolo como esse?
Normalmente, acessamos a internet pelo protocolo http. Por isso os links começam com http:// ou https://
Isso indica ao computador que ele deve abrir aquele endereço com um navegador que aceite o protocolo http, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.
Esse protocolo permite que as páginas tenham muitos recursos e até mesmo que sejam criadas aplicações completas que rodam a partir do navegador. Mas por ser tão capaz ele permite também que elas sejam poluídas com anúncios e outras tentativas de prender e desviar a sua atenção.
Pode ser quase impossível usar algumas páginas sem um bloqueador de anúncio. Ao abri-las você já precisa começar a fechar sobreposições, cair em armadilhas que te fazem abrir páginas acidentalmente.
Pior do que isso, em geral o chamado "conteúdo" acessado pode ser quase vazio de substância para além da informação precisa que você buscava.
Mas infelizmente hoje muitas pessoas têm somente à Internet para recorrer na hora de buscar informações sobre assuntos muito sérios, como sua própria saúde ou a situação política de onde vivem.
A monetização dos acessos para vender anúncios deu força à chamada SEO (otimização para motores de busca, do inglês "search engine optimization"). Essa técnica cria um formato pronto e monitora as alterações nos buscadores para estar sempre no topo dos resultados de busca.
A consequência é que as páginas não são construídas com uma consideração real pelo texto que está sendo escrito: elas são criadas pensando no quanto de tráfego irão atrair. Se não for feito para gerar o máximo possível de acessos, não tem razão de existir.
No Gemini, não é possível rechear o texto de links para cada termo novo, como é comum ver na Wikipédia, por exemplo. É preciso quebrar um parágrafo e colocar o link de forma separada, em sua própria linha.
Uma das coisas valorizadas pelos buscadores como o Google é essa presença de links no meio do texto.
Mas isso também cria uma grande ansiedade de informação. Antes mesmo de terminarmos de ler já temos uma outra página mostrando ainda mais material, e essa outra página pode referenciar inúmeras outras em um ciclo interminável.
Ansiedade de informação refere-se à sensação de que você precisa saber de algo. Assim, um texto que te encaminha a vários outros textos estaria te oferecendo algo "mais completo".
Mas dar "mais informação" não quer dizer nada se essa informação não tem importância ou qualidade, e a maior parte do conteúdo é sobre capturar e manter sua atenção. Sua única intenção é conseguir mais visualizações. Então essa ansiedade é usada para nos prender, nos fazendo sentir que precisamos saber mais e mais para realmente termos conhecimento de algo.
O conhecimento porém é interminável. Ninguém pode retê-lo. Ele tem tantos pontos diferentes de referência, tantas perspectivas e nuances, que tentar "ter" ou "acumular" conhecimento é o mesmo que abdicar dele.
Conhecimento mesmo é saber que não sabemos, saber da necessidade de nos deseducarmos da tendência a quantificar e acumular tudo.
Se buscadores fossem realmente capazes de discernir a qualidade do material que oferecem como resultado, não nos levariam a tantas páginas com informação superficial e redundante.
Quantas vezes não lemos um texto que está somente repetindo uma mesma "receita" de texto informativo mas que possui pouca ou nenhuma substância?
O Gemini pode ser interessante se o seu propósito for transmitir informação escrita: ensaios, ficção, poesia... Um protocolo focado em texto é muito interessante para isso.
As páginas são melhores visualizadas com um navegador especializado, como o Lagrange, o Kristall ou o Amfora. Para o Android você pode usar o Ariane ou Deedum.
Se não quiser usar um navegador próprio, o Gemini também pode ser acessado por qualquer navegador através de um proxy como o Gemini Portal da página mozz.us:
Mexer com o terminal (uma interface de linha de comando) é algo que qualquer pessoa pode aprender e as comunidades tilde são ótimos lugares para isso já que você conta com a ajuda de salas de chat e principalmente porque faz parte da cultura dessas comunidades o aprendizado, a colaboração e a recusa da vergonha em perguntar, errar e errar de novo.
Uma página Gemini é um projeto interessante para aprender essa habilidade porque seu código é muito mais simplificado do que o de um página da web padrão. Isso torna a escrita bem menos estressante.
Se você não quiser aprender a mexer com interfaces de linha de comando, pode também criar uma página Gemini através de serviços que criam um espelho delas tanto para a web http quanto para o universo Gemini. Abaixo você encontra links para duas opções:
-----
Essa página foi atualizada com algumas informações encontradas na página de c3po: