💾 Archived View for portugalfreedomcells.cyou › beginwithmatrix.gmi captured on 2021-12-05 at 23:47:19. Gemini links have been rewritten to link to archived content

View Raw

More Information

⬅️ Previous capture (2021-11-30)

-=-=-=-=-=-=-

[‡ logo] >>

[1] [‡ logo]

[2] >>

[3] home

[4] intro

[5] porque não o telegram

[6] Começar com matrix

[7] docs

[8] PT

[9] EN

Começar com Matrix

Na verdade, isto é muito mais simples do que pensávamos no início. Basta criar uma conta num servidor doméstico federado e depois utilizá-la com um dos clientes: Ambiente de trabalho, Web, Android, IOS.

Forma recomendada (ligeiramente mais complicada)

Quanto mais pessoas estiverem em servidores diferentes, mais robusta é a descentralização. Assim, o primeiro passo é não descarregar o Element, ainda. Entra neste sítio Web e escolhe primeiro um servidor:

publiclist.anchel.nl

Quando vires um que te agrada, clica à direita onde diz "cliente" na coluna chamada "[web]" e depois cria uma conta com eles. [‡ matrixWeb]

[10] publiclist.anchel.nl

[11] [‡ matrixWeb]

Agora terás:

[‡ elementServer]

[12] [‡ elementServer]

[‡ signIn]

[13] [‡ signIn]

Forma simples (não recomendada devido à centralização)

Basta descarregar a aplicação Element, criar uma conta (por defeito no Matrix.org), e estás dentro!

Importante!

No teu primeiro login, a aplicação vai pedir-te que configures as tuas "chaves de encriptação". Isto assegura que as chaves de descodificação serão armazenadas no servidor, encriptadas com a tua palavra-passe. Podes optar por saltar este passo, mas continuará a pedir-te o mesmo a cada login e não poderás ver o histórico de mensagens nas salas anexas até que o faças. Guarda a palavra-chave mestra que geraste, assim como o teu nome de utilizador e palavra-chave, de forma segura.

Nas sessões seguintes em que tenhas feito login recentemente (uma nova sessão significa fazer login noutra aplicação Android/IOS/Desktop/Web), a aplicação pedir-te-á para verificares a tua nova sessão. Isto assegura que mesmo que alguém descubra os dados da tua conta não terá acesso ao teu histórico e saberás que outra pessoa está a utilizar a tua conta. Podes verificar a tua nova sessão utilizando a palavra-passe principal acima referida, ou utilizando outra sessão existente noutros dispositivos.

Encontrar Freedom Cells no Element

Só no Element

A sala principal é a Sala Global: #freedomcells.world:kde.org

Regional UE: #freedomcells.eu:kde.org

Nacional: A nível nacional, poderá haver lugar a uma triagem porque há informação mais sensível e pessoal a ser partilhada. Assim, algumas salas estão acessíveis apenas por convite. Os administradores das salas nacionais estão nas salas europeias ou globais, por isso, se quiseres participar, pede para te convidarem para lá.

[14] #freedomcells.world:kde.org

[15] #freedomcells.eu:kde.org

Ligar uma sala no Element a uma sala no Telegram

Basta deixar os robots fazer todo o trabalho por ti:

Dicas e truques do Element

OS OUTROS NÃO CONSEGUEM VER AS MINHAS MENSAGENS

Em salas encriptadas, pode acontecer que os outros não consigam ver as tuas mensagens. Para resolver este problema:

[16] [‡ neverSendKeys]

Para Android: Como instalar o Element através do F-Droid

[‡ elementInstall]

[17] [‡ elementInstall]

O que é o F-Droid?

[‡ fdroid logo]

O F-Droid é um catálogo instalável de aplicações FOSS (Free and Open Source Software) para a plataforma Android. O cliente facilita a navegação, a instalação e o registo de actualizações no teu dispositivo. Simplificando, é um substituto para a Google Play Store.

Podes descarregar o apk do F-Droid aqui.

[18] [‡ fdroid logo]

[19] Podes descarregar o apk do F-Droid aqui.

Também podes descarregar o Element aqui.

[20] Também podes descarregar o Element aqui.