💾 Archived View for portugalfreedomcells.cyou › whynottelegram.gmi captured on 2021-12-04 at 18:04:22. Gemini links have been rewritten to link to archived content
View Raw
More Information
⬅️ Previous capture (2021-11-30)
-=-=-=-=-=-=-
[‡ logo] >>
- home
- intro
- porque não o telegram
- Começar com matrix
- docs
- PT
- EN
[1] [‡ logo]
[2] >>
[3] home
[4] intro
[5] porque não o telegram
[6] Começar com matrix
[7] docs
[8] PT
[9] EN
Porque não o Telegram?
Resumindo
Porque é tão mau como o WhatsApp e o Facebook. Apresenta uma falsa promessa de encriptação. Vê a seguinte captura de ecrã, na qual fica claro que monitorizam mensagens de grupo e podem ir ao ponto de as censurar. Conclusão: passar a usar Element.
[‡ telegramcensoring]
[10] [‡ telegramcensoring]
Hmm, preciso de mais informações
- P- Parece uma chatice.
- R- É tão fácil como inscrever-se no Telegram.
- P- Vou perder o acesso ao Telegram?
- R- Não. A partir da Matrix podes ter acesso às salas de Telegram em ponte. Isto é possível, mas não é recomendado porque essa conversa, uma vez que vai para o Telegram, já não é segura. Além disso, as salas de Telegram em ponte não podem ser encriptadas actualmente.
- P- Nenhum dos meus amigos está lá.
- R- É o problema da galinha e do ovo. Garantimos que conhecerás mais pessoas no Matrix do que no Telegram no prazo de seis meses. É o futuro das conversas privadas. Encoraja todas as pessoas com quem comunicas a participar, e continua a comunicar com elas apenas através do Matrix.
- P- Porquê ter Matrix e Element? Parece complicado.
- R- O Element é apenas a aplicação telefónica/PC (por vezes chamada "implementação pelo cliente" pelos cromos). É desenvolvido por um monte de pessoas fixes e tem novas funcionalidades a toda a hora. É atraente e fácil de utilizar, tal como o WhatsApp/Telegram, etc. Quando se cria uma conta nestas plataformas, todos os teus dados são assinados, no entanto o mesmo não acontece com o Matrix/Element. Para criar uma conta basta escolher um nome de utilizador, não é necessário um número de telefone nem outros dados pessoais (recomenda-se o fornecimento de um endereço de correio electrónico para ajudar na recuperação da palavra-passe). A tua conta residirá então num servidor Matrix e é aí que vivem os teus dados, encriptados com a tua chave-mestra. Ponto. Se fosses paranóico poderias até criar o teu próprio servidor e assim só tu terias os teus dados. Então, usa essa conta para entrar no Element. Simples... E é ainda mais simples do que parece.
- P- Mas é apenas federado, não descentralizado!
- R- Sim, esse é um argumento válido. Federação significa que as pessoas instalam os seus próprios servidores que irão participar na rede de outros servidores federados, e por isso é uma forma menor de descentralização. O problema com a verdadeira descentralização é que, neste momento, é difícil consegui-la em larga escala. Pensa nisto: podes correr uma carteira de bitcoin constantemente no teu telemóvel com a blockchain inteira (actualmente ~320GB e a crescer)? Podes suportar os custos de sincronização de dados no teu plano de telemóvel, ou o esgotamento da tua bateria? Posto isto, é claro que encorajamos as tecnologias verdadeiramente descentralizadas, mas aos nossos olhos elas ainda não chegaram lá. Por outro lado, os tipos da Matrix já estão a planear clientes da Matrix para trabalharem como micro-servidores federados.