Postado em 04.06.2022 00:00
Autor(es): Douglas Tottle
Editora: Ciências Revolucionárias
Páginas: 272
Idioma: português
ISBN-13: 9786599463778
ISBN-10: 6599463770
O livro contesta o mito da fome-genocídio de 1932-1933, que teria sido perpetrado pela URSS contra a Ucrânia. Essa é das principais armas do arsenal de propaganda anticomunista e antissoviética.
As referências são abundantes: 27 páginas são necessárias só para listar a bibliografia e as notas. Quem quiser se aprofundar no assunto, está muito bem servido.
Li já esperando relatos de manipulação histórica para demonizar a URSS, mas mesmo assim fui surpreendido com a escala da campanha de desinformação levada a cabo por imprensa, acadêmicos, igrejas, fascistas e burgueses.
Existem "fontes" que não estiveram nem perto dos locais dos eventos que relataram, fotos de fomes anteriores sendo apresentadas como a de 32-33, material nazista usado como "prova". Números de mortos eram atribuídos ao evento de forma bastante arbitrária, ignorando fluxos migratórios e epidemias. A ajuda enviada por Moscou e a colaboração dos nacionalistas ucranianos (um dos principais grupos políticos envolvidos na popularização do mito) aos nazistas são escondidas. Esse um resumo super sucinto.
O único lado ruim dessa leitura foram os erros de revisão da edição (a primeira) mas não há nada que prejudique o entendimento do conteúdo. Recomendo a leitura.