Postado em 21.04.2023 20:01
Uma mudança recente no *app* oficial do Mastodon suscitou uma discussão interessante por lá.
Agora [o *app* direciona os novos usuários a criar uma conta na maior instância](https://github.com/mastodon/mastodon-ios/issues/1023) daquela rede em número de usuários. O comportamento anterior era pedir para o usuário escolher uma instância. Ainda existe um botão *pick my own server*, mas ele é difícil de perceber. Definitivamente o "caminho natural" nessa nova interface leva um novo usuário a criar uma conta em [mastodon.social](https://mastodon.social/).
Quem é contra a mudança, vê riscos na centralização que "empurrar" novos usuários para a maior instância causaria. Se a mastodon.social se tornar lar da esmagadora maioria das contas, um potencial comprador *à la* [Space Karen](https://knowyourmeme.com/memes/space-karen) teria a capacidade de fazer um *takeover*: desfederar as demais instâncias (para não ceder tráfego para "concorrentes") e aplicar as regras que quiser, inclusive impossibilitando a migração para outras instâncias.
Um bom fio sobre isso é o da conta [@feditips@mstdn.social](https://mstdn.social/@feditips), que pode ser lido [aqui](https://mstdn.social/@feditips/110233282251253677).
Quem é a favor da mudança, lembra que a principal dificuldade de usuários recém chegados ao Mastodon e ao fediverso é a escolha de uma instância. Reduzir esse atrito ajudaria a aumentar o número de usuários. O risco maior, seria o de perder a oportunidade de crescer o fediverso **agora**. Se isso não for feito, competidores centralizados vão se estabelecer e nada mudará substancialmente no mundo das redes sociais. Com o Twitter nas cordas, estaríamos numa janela temporal ideal para crescer o fediverso. O atrito para recebermos novos usuários precisaria ser mínimo para não perdermos essa oportunidade.
Dois bons *toots* sobre isso são os do [@davidslifka@mastodon.social](https://mastodon.social/@davidslifka), que podem ser lidos [aqui](https://mastodon.social/@davidslifka/110233470281108114).
Minha posição? Realmente não tenho uma opinião estabelecida ainda. Pelo que li até o momento, achei que ambos os lados possuem bons pontos.
Mais do que resumir a discussão, queria expressar como é bom ler uma discussão nuançada e feita com cortesia numa rede social novamente. Li e me senti **bem** lendo a conversa. Não recordo da última vez em que isso aconteceu. Certamente não foi no Twitter dos últimos anos, muito menos no Facebook e Instagram. Acho que me senti assim nos primeiros anos do Twitter, nos fóruns e nas listas de discussão. Ou seja: fazia tempo.
A torcida é para que o melhor lado para o fediverso "ganhe" porque realmente é um espaço diferenciado e necessário. Precisa ser bem sucedido.
---
Palpitando do alto da minha experiência de 72 dias no fediverso e tentando lembrar dos dias em que eu não entendia exatamente o conceito de federação, parece-me que o problema é que as pessoas não entendem de cara que a mudança de uma instância para outra é possível. Se entendem que é possível, acham que será um procedimento difícil. Aí vira um degrau alto demais e elas desistem. Bate uma [paralisia por análise](https://en.wikipedia.org/wiki/Analysis_paralysis). Na busca pela instância perfeita, escolhe-se instância nenhuma.
Curioso como escolhemos uma dentre várias operadoras para usar celular, um dentre vários serviços de email para usar email e entendemos que essa escolha não significa não poder trocar de "instância" ou não poder falar com pessoas em "outras instâncias", mas internalizamos tanto o modelo de redes sociais centralizadas que a escolha de instância se torna uma questão.
{{< figure src="many_buttons_meme.jpg" alt="Meme tradicional de um homem transpirando com expressão ansiosa diante da escolha dentre 2 botões. Só que nessa versão do meme são bem mais que 2 botões no painel." title="Usuário tentando escolher uma instância numa rede social federada." >}}
Talvez uma solução seja focar em divulgar que a escolha de uma instância não é tão definitiva quanto parece. Que uma mudança é possível e **não é difícil**. Reconheço, porém, que o caminho mais fácil na interface do *app* oficial realmente vai acabar sendo o mais trilhado, então a discussão é bastante relevante, sim.
---
Já está no fediverso? Quais foram suas dificuldades no início? Tem um lado nessa discussão sobre o *app*? Seria ótimo ler o que você tem a dizer. Entre em [contato](/contact/) e vamos conversar sobre isso. :-)