Postado em 28.03.2023 13:48
-----
Se você se importa com os dados que entra no [Skoob](https://www.skoob.com.br/), mantenha *backup* deles em algum outro lugar.
Se num diário de leituras físico, perfil em outra rede social com foco em leitura ou no seu site pessoal, não importa. Só não confie cegamente no Skoob.
A atividade deles no Twitter e no Instagram parece indicar que ainda pretendem explorá-lo como negócio, mas o site em si parece abandonado em alguns aspectos.
Não acho que estejam trabalhando em novas funcionalidades. **Talvez** estejam dando manutenção.
Digo isso pelo seguinte:
{{< figure src="toot.png" alt="Toot de @darksideofaquarius@mastodon.gal informando que não consegue cadastrar livros sem ISBN pelo menos desde 2015. A data é 28/03/2023." title="Toot de @darksideofaquarius@mastodon.gal informando que não consegue cadastrar livros sem ISBN pelo menos desde 2015." >}}
{{< figure src="tweet.png" alt="Tweet de @jonnyken anunciando a morte do serviço migre.me. A data é 20/11/2022." title="Tweet de @jonnyken anunciando a morte do serviço migre.me." >}}
Aliás, nem sei se tem equipe - ou vontade - suficiente para explorar a plataforma como negócio.
Como os livros lidos, as notas, as resenhas e o progresso de leitura costumam ser informações cultivadas pelas pessoas durante muito tempo, resolvi fazer esse *post* para chamar a atenção para o fato de que o Skoob parece "largado". (Mantenha um *backup* dessas informações em outro lugar)².
Eu decidi manter as minhas aqui mesmo [numa seção desse site](/books/), mas existem serviços alternativos parecidos com o Skoob também. Os 2 que eu conheço são:
[^1]:Grifo meu.
[^2]:Considerando o momento do Twitter, pode ser muito bem que não tenham me respondido porque não viram a notificação com minha pergunta. Porém, se você visitar o perfil deles no Twitter e olhar os [tweets + respostas](https://twitter.com/skoobnews/with_replies) vai ver que não há interações respondendo dúvidas ou reclamações. A presença deles no Twitter só existe para fins promocionais.