Postado em 09.03.2023 13:08
Tive uma realização recentemente. Descobri algo importantíssimo nesse ano de 2023. Foi o seguinte:
{{< figure src="john-cleese.gif" alt="GIF de John Cleese olhando de forma não surpresa" title="Você me olhando após eu fazer a constatação mais óbvia do universo." >}}
Eu sei, eu sei. Descobri a pólvora, né?
Não é como se eu não **soubesse**, mas eu não **sentia** o problema. Era algo que estava num nível objetivo na minha cabeça, não no subjetivo. Não estava internalizado.
Se você me perguntasse da importância de backups, de arquivar o que você acha importante, de manter bem cuidado o acervo de bibliotecas etc. eu responderia de bate-pronto que é super importante. Porém, isso não se refletia nas minhas atitudes.
Eu, até bem recentemente, agia como se desse para encontrar tudo na web porque eu efetivamente encontrava.
Mas esse ano [corri contra umas paredes de tijolos](https://idioms.thefreedictionary.com/run+into+a+brick+wall) ao botar esse site no ar e ao tentar ler alguns livros que me deixaram esperto.
Minha intuição era de que com Kindle + Internet, eu nunca mais teria problemas para ler o que eu desejasse ler.
O que já estivesse em domínio público seria transformado num epub da vida por alguém; o que não estivesse e eu pudesse pagar, estaria à venda na Amazon; o que não estivesse em domínio público e eu não pudesse pagar, cairia de um [caminhão](https://libgen.rs) [aqui](https://sci-hub.ru) na [rua](https://t.me/Literary2019).
Eu estava *bastante* errado. Descobri isso indo atrás dos livros da coleção "Romances do Povo", publicado pela Editorial Vitória. Demorei para conseguir ler o soviético "[A Colheita](/books/a-colheita)". Não achei e-books em lugar nenhum. Li numa edição física bastante envelhecida da biblioteca municipal de Petrópolis. Outros livros da coleção ainda não encontrei.
Os livros de um autor russo de uma época um pouco anterior, [Alexandre I. Kuprine](https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Ivanovich_Kuprin) também não estão tão fáceis de encontrar quanto eu esperava. Tem e-books de uns 2 livros mais conhecidos dele. Boa sorte com os outros. Li a novela "[O Caminho da Glória](/books/o-caminho-da-gloria/)" numa edição portuguesa de 1942 que claramente não durará por muito mais tempo.
Não são livros tão antigos assim, não têm nem 100 anos. A perspectiva de em breve eles não estarem disponíveis me causou mal estar. Num mundo ideal, acho que não era para livros ficarem indisponíveis considerando que existe uma **rede mundial de computadores**.
Ao [colocar esse site no ar em janeiro](/blog/hello-world), migrei 7 posts de um blog antigo para cá. Vários links estavam quebrados e eu os substituí por links para uma captura na [Wayback Machine](https://web.archive.org/) do [Internet Archive](https://archive.org/).
Os 7 posts possuem no total 48 links. 12 tiveram que ser substituídos por capturas porque não estavam mais disponíveis na URL original. Uns 2 foram perdidos para sempre (infelizmente não contei os perdidos certinho).
O post migrado mais antigo não tem nem 15 anos de idade. **Isso significa que ~25% dos links quebraram em pouco mais de 10 anos.** É uma quantidade gigante de informação que só não foi totalmente perdida porque existe o [Internet Archive](https://archive.org).
Mas links quebrados estão longe de serem a única forma de perdermos acesso à informações na web.
* Exemplo de 2023: um vereador aqui da cidade foi empossado na ALERJ. Uma candidatura coletiva vai ficar com a vaga que era dele na Câmara de Vereadores. Algumas pessoas estavam saindo do coletivo ou ele estava se desfazendo, não sei exatamente o que aconteceu. E não sei porque o anúncio foi feito no Instagram. Não era para informações desse tipo estarem escondidas atrás de uma tela de login de uma empresa privada.
* Há quem esteja querendo [tirar documentação de websites para manter apenas um canal no Discord](http://ascii.textfiles.com/archives/5509).
{{< figure width=70% src="discord-is-NOT-an-archive.png" alt="Print de tuite de Jason Scott explicando que o Discord não é um arquivo." title="Discord sendo usado no lugar de websites. O que poderia dar errado?" >}}
{{< figure width=70% src="google-results.webp" alt="Print de tuite de @spakhm mostrando que para algumas buscas, toda a 1ª página de resultados é de anúncios." title="Algumas buscas no Google só retornam anúncios. Fonte: https://dkb.blog/p/google-search-is-dying." >}}
A moral da história? [Se é importante para você, arquive](https://rubenerd.com/archive-it-if-you-care-about-it/). Ajude o [Internet Archive](https://archive.org/). Defenda as bibliotecas públicas. **Não conte com a Internet como "repositório de tudo"**.
------
Qual a sua experiência com o que eu relatei acima? O que você não encontrou na web, mas achou que seria fácil de achar? Tem o hábito de salvar uma cópia do que acha que pode precisar no futuro? Entre em [contato](/contact/) se quiser trocar ideia sobre isso. :-)